Sensor 3D desenvolvido com participação da UA

12-08-2023

A criação de um sensor impresso em 3D, revestido como nanopartículas metálicas de ouro teve a participação de investigadores da Universidade de Aveiro.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Glasgow, da Leipzig University of Applied Sciences e da Universidade de Aveiro participou neste desenvolvimento científico, tendo a criação do dispositivo sido objeto de notícia na revista Manomolecular Materials and Engineering e notícia em destaque no site Advanced Science News.

A responsável pela investigação na Universidade de Aveiro, Sara Fateixa, do Instituto de Materiais de Aveiro (CICE-CO) do Departamento de Química, afirmou ser da máxima importância manter os ecossistemas, salvaguardar a saúde humana e garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, pelo que para fazer isso de forma eficaz, são necessárias tecnologias avançadas de sensores portáteis capazes de detetar até mesmo os menores vestígios de contaminação.

Ainda segundo Sara Fateixa, o sensor desenvolvido pode vir a ter um enorme impacto no mundo da monitorização ambiental, na medida em que pode a verificação da qualidade da água ser mais rápida, fácil e acessível.

RIALIDADE - jornal
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora