Reabilitação do Creoula é viável

Um grupo de trabalho constituído, no ano passado, pela Marinha Portuguesas para se pronunciar sobre a viabilidade daa reabilitação do navio Creoula, deu um parecer positivo a esse processo em relatório específico, onde afirma ser a reabilitação "viável do ponto de vista técnico-económico".
Segundo a Marinha a reabilitação passa por um plano a dois anos (seis meses de desenvolvimento do projeto e dezoito meses de trabalhos de reabilitação), tendo ainda concluído pela viabilidade da reabilitação face às "reações promissoras" recebidas, em contactos informais com entidades e empresas para se associarem ao projeto.
O relatório apresentado propõe uma solução de financiamento assente na cooperação com parceiros e entidades "com interesse histórico-cultural na sua preservação", nomeadamente Câmaras Municipais e comunidades ligadas à tradição bacalhoeira, para além de outras empresas ligadas à "preservação do património e memória histórica de Portugal".
A Marinha disponibilizará a guarnição do navio Creoula, que passará a ser um Navio de Treino de Mar, estando a reabilitação estimada entre 7 e 15 milhões de euros, financiados parcialmente pelo Estado.