Projeto da UA sobre excedente de subproduto da indústria cervejeira
![](https://ea78e89807.cbaul-cdnwnd.com/afadc4ee1dfab35cf9a05ab38d0cf020/200000816-dc772dc774/UA2-9.jpeg?ph=ea78e89807)
Um projeto liderado pela Universidade de Aveiro, e que tem como investigadora principal Elisabete Coelho, teve sucesso no aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira, que não tem valor económico significativo, para ser usado para aplicações alimentares e biomédicas.
O projeto foi financiado pelo Compete 2020, e pretende a reutilização da levedura excedentária, após a fermentação da cerveja, incorporando-a em outros processos e produtos, designadamente na produção de ingredientes alimentares.
Segundo a Universidade de Aveiro a aplicação do conceito de economia circular irá permitir criar valor para este produto, promovendo assim a sua reutilização económica. A caraterização da levedura excedentária e o seu conhecimento, permitiu identificar as condições de processo que influenciam a estrutura molecular da levedura, permitindo assim o seu uso nas diversas aplicações propostas.
O projeto Yeast4Food-Med envolveu como parceiros, para além da Universidade de Aveiro, o IBMC-I3S e a Universidade Nova, e contou com a participação de uma equipa multidisciplinar de investigadores.