Projeto da UA sobre excedente de subproduto da indústria cervejeira

17-09-2023

Um projeto liderado pela Universidade de Aveiro, e que tem como investigadora principal Elisabete Coelho, teve sucesso no aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira, que não tem valor económico significativo, para ser usado para aplicações alimentares e biomédicas.

O projeto foi financiado pelo Compete 2020, e pretende a reutilização da levedura excedentária, após a fermentação da cerveja, incorporando-a em outros processos e produtos, designadamente na produção de ingredientes alimentares.

Segundo a Universidade de Aveiro a aplicação do conceito de economia circular irá permitir criar valor para este produto, promovendo assim a sua reutilização económica. A caraterização da levedura excedentária e o seu conhecimento, permitiu identificar as condições de processo que influenciam a estrutura molecular da levedura, permitindo assim o seu uso nas diversas aplicações propostas.

O projeto Yeast4Food-Med envolveu como parceiros, para além da Universidade de Aveiro, o IBMC-I3S e a Universidade Nova, e contou com a participação de uma equipa multidisciplinar de investigadores.

RIALIDADE - jornal
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora