Operação de defesa contra o avanço do mar

A Agência para o Clima, organismo do Ministério do Ambiente e Energia, atribuiu um apoio financeiro de um milhão quatrocentos e vinte e cinco mil euros, para a realização do projeto de "Alimentação Artificial a Sul do Esporão da Barra – Ílhavo". A intervenção vai ser efetuada numa extensão de setecentos metros, a sul da Praia da Barra, na Gafanha da Encarnação.
Segundo o Ministério do Ambiente e Energia em comunicado, "a intervenção, …, responde ao agravamento da erosão naquele troço, que ameaça o cordão dunar, o passadiço da praia e outras infraestruturas públicas e turísticas da zona da Costa Nova, e resulta também dos impactos recentes de eventos climatéricos registados na região".
A operação agora financiada, vai promover a alimentação artificial da praia, através do aproveitamento dos inertes provenientes das dragagens de manutenção do Porto de Aveiro. Estas empreitada de reposição de sedimentos, vai reforçar o cordão dunar, funcionando como defesa natural contra o avanço do mar.
Igualmente será promovida a remoção dos esporões obsoletos com reaproveitamento dos materiais para reforço do esporão sul da Barra, para além da relocalização e qualificação dos passadiços, e a colocação de paliçadas de contenção e regeneração da vegetação dunar.