Inaugurado o Museu da Medicina e Saúde em Aveiro

Foi inaugurado na freguesia de Aradas, o Museu da Medicina e da Saúde, projeto idealizado e concretizado pela Fundação Casa Hermes, com recurso ao acervo do falecido médico ginecologista Hermes de Oliveira Castanhas, que foi constituído por 1.800 peças de vinte especialidades médicas.
Segundo a Presidente da Fundação, Rita Gina, também Diretora do Museu, a inauguração culmina uma jornada de quatro anos, tendo alertado que o acervo exposto só representa "30% dos objetos médicos detidos".
Os objetos expostos retratam diferentes períodos históricos que permitem mostrar a evolução da medicina e fazer pensar a saúde numa perspetiva de futuro e progresso. O projeto museológico agora inaugurado, contempla também organizações no âmbito da educação para a saúde, de prevenção da doença e do envelhecimento sustentável.
O Museu da Medicina e da Saúde é composto por sete salas, e conta a história da medicina e a revolução técnica e científica porque passou.
O projeto contou com o apoio e financiamento de catorze entidades, tendo a Fundação Casa Hermes intenção de desenvolver outras iniciativas visando dar sustentabilidade ao projeto, nomeadamente a construção de um hotel com quarenta quartos junto ao Museu.
