Museu da Bienal na Antiga Biblioteca

Foi apresentado no Teatro Aveirense, por ocasião da cerimónia inaugural da 16ª Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, o projeto do futuro Museu da Bienal, a construir nas instalações da antiga Biblioteca Municipal (antigo edifício do Magistério Primário).
Na cerimónia, o Presidente da Camara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, justificou a necessidade de um espaço adequado que albergasse todo o espólio das diversas bienais já realizadas, e que não tem sido objeto de adequada divulgação. O projeto foi desenvolvido pelo Arquiteto José Mendes Ribeiro, e pretende dar uma nova vida a um edifício neoclássico do século XIX, e segundo as suas palavras está convicto de que "pela sua qualidade arquitetónica, o edifício funcionará muito bem como museu".
O Arquiteto Mendes Ribeiro não se mostrou satisfeito com a renovação que o edifício sofreu nos anos 90 do século XX, nomeadamente a alteração substancial da fachada nascente, que substituiu alvenaria de pedra por vidro. No projeto o Arquiteto José Mendes Ribeiro irá "repor a sua geometria interior e ganhar novamente a escala que tinha no início, introduzindo-lhe uma linguagem contemporânea", acrescentando que o novo edifício será todo revestido em cerâmica.