Município de Estarreja cria curso ligado à arte da construção naval

O Município de Estarreja, em parceria com a FORMAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e com o Centro Qualifica de Estarreja ( do Agrupamento de Escolas de Estarreja), promove um curso de arte da construção naval. O curso é cofinanciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Abriram as inscrições dia 2 de janeiro para 15 vagas. O curso tem duração de 821 horas, e a formação decorrerá em horário pós-laboral no Centro de Interpretação de Construção Naval, localizado na Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó. O curso é para a maiores de 16 anos, com a escolaridade obrigatória (mínimo 9.º ano) e interesse pela área da construção naval e pelas atividades marítimo-turísticas.
O objetivo d curso é atrair jovens para esta arte em risco de extinção, pois resulta da necessidade de defesa da arte da construção naval. Esta é apenas praticada de forma regular por cinco mestres construtores e por um pintor de moliceiros, sediados nos concelhos de Estarreja e Murtosa.
Fotografia: CM Murtosa