Matilhas em Aveiro

As matilhas de cães vadios andam a atormentar o trabalho do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro. O problema com a existência de cães vadios é assunto habitual, há vários anos, na agenda do Presidente da Câmara Ribau Esteves. Aconteceu há anos em S. Jacinto e Eixo, e voltou agora à agenda política, de novo em Eixo.
Em reunião de Câmara, o Presidente Ribau Esteves reprovou o comportamento dos cidadãos que habitam próxima da zona frequentada pela matilha em Eixo, acusando-os de "terem feito um péssimo serviço para resolver o problema".
Se a munícipe Maria de Lurdes Mendes, que participou na reunião de Câmara no período antes da ordem do dia, mostrou uma gravação com os cães a ladrar durante várias horas e durante várias noites, o Presidente Ribau Esteves acusou afirmando que "o problema são os cidadãos a lutarem contra a ação da Câmara, a vandalizarem as jaulas, a partir com tudo e a alimentarem os cães".
Um problema sem solução há anos, pois enquanto na Assembleia Municipal uma proposta para criação de um parque de matilhas foi chumbada pela maioria que governa a autarquia, por outro lado o Executivo não consegue tirar do papel o CROA – Canil Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais de Aveiro.