Investigador da Universidade de Aveiro Nicolau Shaeffer uma bolsa do Conselho Europeu da Investigação no valor de 1,49 milhões de euros

Foi atribuída ao investigador da Universidade de Aveiro Nicolau Shaeffer uma bolsa do Conselho Europeu da Investigação (ERC) no valor de 1,49 milhões de euros. Esta bolsa é atribuída a cientista em início de carreira, e Nicolau Shaeffer, investigador do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, recebeu a bolsa para "desenvolver e implementar uma nova classe de solventes para melhorar a separação de materiais utilizados em alta tecnologia".
O investigador premiado, a trabalhar na Universidade de Aveiro desde 2019, pretende constituir um grupo de investigação, adquirir equipamento e fornecer "uma nova metodologia para extração de lantanídeos, em comparação com a extração tradicional com solventes".
Ainda segundo Nicolau Shaeffer, "a metalurgia sustentável está cada vez mais a posicionar-se para reduzir o impacto ambiental dos processos de mineração existentes, ao mesmo tempo que recupera o valor do metal em dispositivos em fim de vida".