Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar avança

01-05-2025

O projeto do Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar, a ser executado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), teve autorização do Governo para que o Fundo Ambiental realize a despesa e assuma os respetivos encargos plurianuais.

A resolução foi aprovada em Conselho de Ministros e já publicada em Diário da República, e autoriza a despesa por parte do Fundo Ambiental, nos anos de 2027 e 2028, até ao montante global do financiamento de 10,3 milhões de euros.

Este projeto é um desejo antigo dos municípios da região de Aveiro, destina-se a proteger os campos agrícolas do Baixo Vouga Lagunar, e deverá ser executado entre 2025 e 2028, num montante de apoio máximo global de 25 milhões de euros, sendo que o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) vai comparticipar com 14,6 milhões de euros nos anos de 2025 e 2026.

O Sistema de Defesa do Baixo Vouga Lagunar visa criar um sistema de defesa contra o avanço das marés, impedindo a entrada de água salgada nos campos, para além de criar um sistema de drenagem e defesa contra as cheias no Inverno, que garanta a recarga de água doce subterrânea no Verão.

RIALIDADE - jornal
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora