Fundo Ambiental financia eficiência energética na UA
O Fundo Ambiental concedeu um financiamento de cinco milhões de euros à Universidade de Aveiro, para melhorar a eficiência energética e ambiental do Campus do Crasto. Segundo a UA, em comunicado, o projeto "Crasto Rumo ao Carbono Zero" vai contribuir para a redução do consumo de energia e para a criação de fontes de energia alternativa, para além de aumentar a eficiência hídrica através da substituição de equipamentos.
Duas das grandes medidas a implementar e com conclusão prevista para meados de 2025, são a construção de uma rede de calor alimentada por uma central de biomassa de 2,25 MW e a instalação, no parque de estacionamento, de painéis fotovoltaicos de 1,2 MW. Igualmente será promovida a instalação de um sistema solar térmico, substituição dos vãos envidraçados e da iluminação interior, visando diminuir o consumo energético e hídrico dos edifícios do Campus do Crasto.
O Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, João Veloso, afirmou que a UA tem "perfeita consciência do dramático impacto que a emissão de carbono tem para as gerações vindouras e, como tal, assume a responsabilidade de procurar formas de contribuir para a sua redução, apresentando-se esta medida como um passo significativo nessa mesma direção".