Ferrovia Oiã Soure recebe parecer favorável condicionado

O troço da futura linha de alta velocidade ferroviária, que vai ligar Oiã a Soure, recebeu da Agência Portuguesa do Ambiente um parecer favorável condicionado, de acordo com a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) divulgada.
A DIA justifica a decisão e argumenta que ponderados "os impactos negativos identificados, na generalidade suscetíveis de minimização, e os impactos positivos significativos perspetivados, emite-se decisão favorável condicionada". Na fundamentação a DIA sujeita o projeto à adoção da Alternativa 2 no trecho a Sul, a Alternativa 1 no trecho a Norte e a Alternativa 1 no trecho ao Centro (nela incluindo a quadriplicação da linha do Norte entre Taveiro e Coimbra e a ampliação da estação de Coimbra-B).
Segundo a DIA as alternativas escolhidas são aquelas que "são ambientalmente mais favoráveis", estando também em causa na decisão fatores de ordem socioeconómica e de ordenamento do território.
O projeto apresentado está ainda sujeito à realização de vários estudos de caracterização e de minimização dos efeitos socioeconómicos.