Comemoração dos 130 anos do Farol da Barra com corrida no domingo

Em 1885 iniciou-se a construção do Farol da Barra de Aveiro, que se veio a concluir em 1893. É o maior farol português, com 66 metros acima do nível do mar, e construído para minimizar os naufrágios junto à foz do Rio Vouga, e onde se tinha fixado artificialmente a Barra de Aveiro (Ílhavo).
Atualmente é o segundo maior farol da Europa e o 26º mais alto do mundo, e está equipado com uma lâmpada que projeta um feixe luminoso visível a 23 milhas náuticas de distância (40 quilómetros).
Os 130 anos do Farol da Barra de Aveiro estão a ser comemorados pela Câmara Municipal de Ílhavo e pela Autoridade Marítima, com diversas atividades. O Museu Marítimo de Ílhavo está a acolher uma exposição de equipamentos da Direção de Faróis, que "conta a história da evolução dos equipamentos de assinalamento marítimo nos últimos 130 anos e a história do farol".
No dia 15 de outubro pelas 10.30, dia do aniversario do farol, será realizada a "Corrida do Farol by Stella Maris", que integrará corrida e caminhada. A corrida de 8,5 quilómetros, sendo 3 quilómetros em areia; e a caminhada de 4,5 quilómetros, sendo 1,5 quilómetros no areal. Da parte da tarde, na Igreja Matriz da Praia da Barra, será realizado um concerto comemorativo com a participação do Coro Polyphonia Schola Cantorum.