CIRA contesta aumento do tarifário da água

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) informou, que o seu Conselho Intermunicipal deliberou lavrar uma nota pública de protesto contestando o previsível aumento do tarifário da água. Foram pedidas igualmente audiências urgentes à Ministra do Ambiente e da Energia e ao Presidente das Águas de Portugal, tendo a CIRA na sua comunicação afirmado que "a insustentável situação exige o reiterar da decisão oficial, há muito comunicada, de abandonar as Águas do Centro Litoral (ACL)".
A posição tomada pela CIRA tem a ver com um diploma legal que permite às Águas do Centro Litoral um regime de exceção de atualização de tarifas, assumindo a CIRA que tal diploma "é um cheque em branco à ACL, supostamente necessário à estabilidade da empresa, sem qualquer condição de controle prévio pelo regulador e pelo concedente".
Ainda segundo a CIRA e face às contas projetadas, os consumidores da Região de Aveiro teriam de, para além da atualização normal e esperada, pagar mais dois milhões de euros.
