Câmara de Aveiro arrecadou 9,6 milhões de euros na hasta pública para concessão do direito de uso privativo de 10 cais de atracação nos canais urbanos da ria

A Câmara de Aveiro arrecadou 9,6 milhões de euros na hasta pública para concessão do direito de uso privativo de 10 cais de atracação nos canais urbanos da ria, destinados à atividade marítimo-turística.
O concurso incluía 27 lugares para embarcações moliceiras e mercantéis, distribuídos por 10 cais no Lago da Fonte Nova, Doca do Côjo, Canal Central e Cais dos Botirões, com valores de licitação entre 200 e 350 mil euros, para um período de cinco anos (2025-2029).
Segundo a autarquia, todos os cais foram arrematados, atingindo um total de 9,6 milhões de euros, quase o dobro dos 5,4 milhões obtidos em 2019.
O valor arrecadado será investido na reabilitação das comportas do Canal de São Roque, construção de um novo lago, melhoria de pontes pedonais e manutenção dos canais.
Os operadores deverão converter os motores das embarcações para elétricos até ao final do próximo ano, visando reduzir a emissão de CO2 em 400 toneladas anuais. As novas regras exigem também guias formados, uniformes por cais e perda do direito de uso em caso de alterações societárias significativas nas empresas.
