Câmara da Murtosa investe na preservação do Moliceiro
![](https://ea78e89807.cbaul-cdnwnd.com/afadc4ee1dfab35cf9a05ab38d0cf020/200000012-3aeee3aef0/moliceiro.jpg?ph=ea78e89807)
A Câmara Municipal da Murtosa preocupada com a preservação do barco moliceiro, assinou com os construtores José Caravela Vieira (Rito) e Domingos Campos (Mole), protocolos de colaboração para a construção de duas novas embarcações.
Segundo a Câmara Municipal da Murtosa, em comunicado, a estratégia municipal visa "apoiar tecnicamente os particulares e instituições do concelho no trato burocrático de licenciamento dos novos barcos moliceiros". A autarquia murtosense está consciente das dificuldades inerentes ao processo de licenciamento, que exige dos particulares consultoria técnica especializada.
Consciente dessas dificuldades a autarquia desenvolveu dois dossiers de licenciamento típico, devidamente instruído com todas as peças processuais necessárias, para as duas tipologias de barcos moliceiros tradicionais – o barco de 15 metros e o barco de 11,2 metros.
Visam os protocolos de colaboração assinados "garantir a todos aqueles que pretendem construir um moliceiro tradicional uma poupança estimada em cerca de 8.000 euros", fomentando assim a preservação da icónica embarcação da Ria de Aveiro.