Aveiro propõe reforço de 500 mil euros nos transportes públicos municipais
![](https://ea78e89807.cbaul-cdnwnd.com/afadc4ee1dfab35cf9a05ab38d0cf020/200000750-d84f8d84fa/pacos_do_concelho-8.jpeg?ph=ea78e89807)
Face aos estudos encomendados Câmara Municipal de Aveiro com a participação da ETAC/Transdev, e efetuados ao sistema de transportes públicos no Concelho de Aveiro, foi identificada a necessidade de responder ao "crescimento do número de habitantes, turistas e utilizadores, ao desenvolvimento económico, social e urbano da cidade e do município de Aveiro".
Os resultados apurados levaram a Câmara Municipal de Aveiro a aprovar um reforço de 500 mil euros nos transportes públicos municipais e a criação de uma nova linha circular ao centro da cidade. As alterações propostas estão pendentes do parecer da Autoridade da Mobilidade e Transportes, e da formalização de uma adenda ao Contrato de Concessão que carece de visto do Tribunal de Contas.
Na comunicação da CMA as alterações propostas aumentarão a "frequência das carreiras diurnas, e dos horários noturnos", para além da criação de novas linhas urbanas para servir novas zonas anteriormente não contempladas, para além do aumento da periodicidade de horários noturnos e de linhas de circulação ao fim de semana.
As medidas propostas promoverão o crescimento das carreiras diurnas de 220 para 309, das carreiras noturnas de 3 para 24, e as carreiras de fim de semana que passarão de 54 para 118. A nova linha circular terá partida e terminus na Estação da CP, fazendo circuitos de 40 minutos e passagens no Cais de S. Roque, Universidade, Centro de Congressos e Forca Vouga.