Águeda investe na proteção contra as cheias
![](https://ea78e89807.cbaul-cdnwnd.com/afadc4ee1dfab35cf9a05ab38d0cf020/200000846-b2933b2935/agueda-4.png?ph=ea78e89807)
A Câmara Municipal de Águeda procedeu à aquisição de dois terrenos em Paredes, numa zona próxima do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, visando "melhorar o projeto e dar uma resposta mais eficaz às necessidades da obra" da segunda fase das intervenções estruturais para o controlo das cheias.
O projeto desta segunda fase, com a aquisição destes dois terrenos, prevê a construção de uma estação elevatória e um muro de proteção contra as cheias pelo valor de 78 mil euros, o que possibilitará um complemento da obra em curso.
A segunda fase da intervenção em curso e que promove a melhoria do sistema de drenagem da cidade, implica um investimento de 1,99 milhões de euros, e localiza-se entre a Capela de Paredes e o Posto de Turismo de Águeda. Esta fase replica o que já foi efetuado na 1ª fase, na baixa da cidade, e compreende a construção de uma estação elevatória, criação de válvulas de retenção e colocação de bombas para forçar a água a entrar no rio, deixando a envolvente a seco.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, afirmou que esta 2ª fase, usando o eixo da antiga estrada nacional, vai possibilitar que a zona de Paredes fique "muito mais resistente à possibilidade de uma cheia"