Agência Portuguesa do Ambiente dá parecer favorável condicionado a ligação de alta velocidade

04-09-2023

Foi dado parecer favorável condicionado ao traçado Porto-Aveiro da futura linha ferroviária de alta velocidade. Tal parecer vai implicar a demolição de mais de cem casas, segundo a declaração de impacte ambiental (DIA).

Na DIA emitida conclui-se que "ponderados os impactos negativos identificados, na generalidade suscetíveis de minimização, e os impactes positivos significativos perspetivados, foi emitida declaração favorável condicionada".

Está previsto a implementação de um programa de gestão de impactos sociais, que "deve definir, de acordo com os estudos elaborados e para cada situação, a adequada medida de compensação", e que as pessoas desalojadas das suas casas devem ser alojadas em habitação própria digna e semelhante à sua habitação de origem, respeitando a manutenção do seu modo de vida.

O projeto de alta velocidade Porto – Lisboa, tem um custo estimado de 4,5 mil milhões de euros, estando a primeira fase (Porto – Soure) prevista para ser construída no intervalo de 2024/2028, e o troço Soure – Carregado entre 2026/2030.

RIALIDADE - jornal
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora