![](https://ea78e89807.cbaul-cdnwnd.com/afadc4ee1dfab35cf9a05ab38d0cf020/200000000-aaa6daaa6f/thumbnail_rialidade.png?ph=ea78e89807)
ESTATUTO EDITORIAL - Rialidade
- O jornal RIALIDADE é propriedade da "959 - Associação para a Investigação, Consultoria e Edição em Comunicação".
- O jornal RIALIDADE, assume como principais preocupações o respeito pela diversidade que contribui para a unidade, integração e coesão social; pela igualdade e solidariedade; defende o humanismo fundado na declaração universal dos direitos humanos, tratados, manifestos e declarações sucedâneas; a democracia e o estado de direito; o desenvolvimento sustentável orientado para o bem comum.
- O jornal RIALIDADE, pretende dar um pequeno contributo para promover a democracia e o desenvolvimento na Região de Aveiro. A querer chegar mais longe: a quem é de cá, a quem cá trabalha, aos emigrantes, a quem visita, a quem passa, a todos sem exceção.
- O jornal RIALIDADE pauta-se por preceitos de rigor, isenção, honestidade, e respeito pelo bem comum e pelos valores humanistas.
- O jornal RIALIDADE considera que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta.
- O jornal RIALIDADE é um diário que informa sobretudo sobre as realidades locais e regionais, os acontecimentos sociais, culturais, ambientais, desportivos e políticos, que respeitam à vida das comunidades e dos seus leitores.
- O jornal RIALIDADE antecipa acontecimentos, divulgando temáticas e programas de interesse comunitário (pessoas, instituições, entidades).
- O jornal RIALIDADE defende, pela informação e por artigos de opinião, os direitos do homem e a dignidade da pessoa humana, através de uma relação rigorosa e transparente, independente dos poderes políticos e particulares.
- O jornal RIALIDADE compromete-se a assegurar o respeito pelo bom nome dos seus leitores.
- O jornal RIALIDADE garante aos seus profissionais de jornalismo o pleno respeito pelos princípios éticos da Imprensa, consagrados no Estatuto do Jornalista e no Código Deontológico da profissão, e reconhece a importância da ação do Conselho de Redacão para a respetiva salvaguarda.
- O jornal RIALIDADE segue a orientação definida, nos termos da Lei de Imprensa, pelo seu diretor e por este Estatuto Editorial, tendo como limites os princípios consagrados na Constituição.